top of page

ROTEIROS PARTINDO DO LITORAL
Aqui você encontrará os principais passeios e roteiros de viagens, tendo como ponto de partida as cidades do litoral norte gaúcho.
Utilize os filtros para encontrar o seu destino mais facilmente.
Serra do Rio do Rastro
SC
Bom Jardim da Serra
Sem dúvida é a estrada mais espetacular do Brasil. É considerado o passeio de batismo para qualquer motociclista.
Partindo do litoral gaúcho, existem várias rotas para a Serra. Aqui iremos sugerir a mais simples delas, que desvia do aglomerado urbano de Criciúma.
Partindo de Tramandaí, Osório ou demais cidades, após passar por Torres, siga pela BR101 até a cidade de Morro da Fumaça (uns 20 km após Criciúma). Entrando em Morro da Fumaça, siga até Urussanga, depois Orleans, Lauro Muller e por fim, Bom Jardim da Serra, onde fica o famoso Mirante da Serra do Rio do Rastro. Colocando essas cidade no GPS, fica simples chegar lá.
Esse roteiro é ideal para ser realizado em um dia, saindo do litoral gaúcho entre 06:00 e 06:30, retornando pelas 20:00.
Fervedor
RS
Caraá
Local de difícil acesso. Recomendado para motociclistas experientes. São aproximadamente 15 km de estrada de chão batido em boas condições, mas os 2 km finais são cheios de pedras soltas, curvas com aclive acentuado e alguns lugares com um pouco de barro (mesmo em dias secos).
Nessa parte do rio, existe um afloramento rochoso que cria um piscina natural gigante. Vale muito a pena encarar a estrada para passar o dia nesse lugar.
É possível estacionar as motos na beira da estrada, que fica a cerca de 50 metros do local.
Levar água e lanches, pois não existe nada por perto.
Ponte Pênsil de Itati
RS
Itati
ATENÇÃO - Vá pelo centro de Itati, pois o GPS vai te mandar por um caminho de chão batido, e pela entrada principal é tudo asfaltado. Use a localização apenas como ponto de referência.
Local de fácil acesso para qualquer tipo de moto. Ideal para passar um tarde, tomar um chimarrão e um banho de rio.
A ponte foi refeita no início de 2024.
Mirante do Túnel da Reversão
RS
Itati
Existe um pequeno recuo onde é possível estacionar as motos (cuidar com as pedras soltas no chão). O Acesso até o local é totalmente asfaltado, mas com muitas curvas. É uma estrada perigosa para motociclistas inexperientes, mas a cada curva existe uma paisagem incrível.
Viaduto sobre o rio Três Forquilhas (parte inferior)
RS
Itati
Local "escondido" na rodovia. O Acesso é por chão batido (mais ou menos uns 400 metros), mas vale muito a pena pegar esse caminho. Motos esportivas conseguem ir com tranquilidade.
É possível tomar banho no rio, mas os moradores da vizinhança não gostam muito de zoeira, então mantenha a tranquilidade do local.
Cascata do Garapiá
RS
Maquiné
O caminho até o local passa por muitos quilômetros de chão batido. Em dias secos o acesso é mais fácil.
Nao é um passeio recomendado para motociclistas iniciantes e nem para motos esportivas. Motos Trail, nakeds e street vão tranquilamente.
O local possui estacionamento. É cobrada uma taxa de 15 reais para acessar a cascata (dinheiro, cartão e pix).
Existem lancherias na região, algumas servindo até almoço.
O sinal de internet é ruim ou inexistente. Os estabelecimentos possuem net via satélite e aceitam cartões e pix.
Cascata da Forqueta
RS
Maquiné
Local de difícil acesso, indicado para motociclistas experientes.
Por diversas vezes o piloto irá cruzar pontes onde o rio passa por cima da estrutura (às vezes pode cobrir metade da roda da moto).
O local não possui estacionamento, as motos precisam ficar em algum canto da estrada.
Para chegar na cascata, será preciso atravessar um rio onde água cobre até a altura dos joelhos. É bom levar um calçado que possa molhar ou um par extra.
Aqui não existe cobrança para acesso.
Cascata do Chuvisqueiro
RS
Riozinho
O acesso ao local é feito por estrada de chão batido. São 25 km de chão (ida e volta). O acesso para a parte de cima é bem tenso, indicado somente para motociclistas experientes e com motos não muito baixas.
Existem banheiros e lancherias no caminho. É cobrada uma Taxa de 10 reais por pessoa para acesso na parte de baixo e mais 10 reais se quiser entrar com a motoca. Tbm é possível deixar a lambreta na estrada e pagar somente a taxa por pessoa.
A parte de cima tem uma vista incrível. Super recomendamos.
Caminho das Pipas
RS
Rolante
Saindo de Osório são + ou - 80 km. Passando por Santo Antônio da Patrulha, pegando a RS 474 e depois a RS 239 em direção a Rolante.
Chegando no centro de Rolante, o GPS vai te guiar por uns 10 km de estrada de chão, para aí sim, chegar no Caminho das Pipas.
Lugares indicados para visitação são o Morro Grande com estrada toda pavimentada e a Cascata das três quedas, uma trilha de 100 metros a beira da estrada com uma visão incrível das 3 quedas.
Tem o restaurante Figueira branca como sugestão de almoço, com ótima comida caseira.
Uma ótima opção de passeio de domingo.
Bons ventos...
bottom of page
